fbpx

Terapia pela Arte

As crianças e os materiais de largo alcance

O processo criativo da criança não acontece de modo isolado, mas por meio de um contexto de cultura, vivências e do tempo. A criança ao ter acesso a diversos tipos de materiais, constrói as suas teorias e vontades. Através dessas construções, as mesmas, imprimem o seu lugar no mundo por meio do brincar com materiais de largo alcance.

Esses materiais são um convite para a experimentação, ampliando as suas experiências e repertório, ao realizar jogos de construção as crianças exploram as suas recriações, imaginação aplicando a sua intencionalidade, trazendo assim o papel da criança como protagonista no brincar, sendo um ato social, instigando a interação e a brincadeira por meio das relações mutuas. Ao acessar esses materiais as crianças estarão de encontro com a sua capacidade de criar, em um contexto de criação com diversos materiais, sendo ofertado um banquete de possibilidades em uma etapa primordial para o desenvolvimento das crianças.

Nos jogos de construções conseguimos observar nuances e conexões, onde a criança exerce o seu direito de autonomia sobre as suas escolhas, ações e possibilidades construtivas, confrontando os seus saberes, buscando estratégias acerca dos materiais possibilitando expressões criadoras.

O contexto estético se torna aliado nesses momentos de pesquisa, o espaço pode ampliar o repertório de construções ou se tornar limitador, a estética do local deve levar em conta a ação social da criança sobre o local, quando arquitetamos o espaço estamos pensando na pluralidade e materiais que o grupo demonstra interesse, convidando a criança para a sua brincadeira e construção. A organização do material disponível leva em conta o tempo de pesquisa e interesse do grupo, um ambiente visual que seja um convite para encontros e conexões é o ideal para as crianças.

Na escolha de materiais de largo alcance opte pela oportunidade de as crianças explorarem, inventarem, compartilharem, tocarem e reconstruírem quantas vezes for necessário, ações assim estimulam e favorecem as relações, de modo que as crianças possam ter liberdade de construção, de partilha, compartilhando suas criações no ambiente escolar. Essa experimentação de materialidade envolve a criança a degustar novos elementos, criações, onde a mesma tem a oportunidade de seleção e classificação dos materiais e recursos disponibilizados, pondo-se em contato com uma rica oferta de materiais.

João Luiz Silva Pedagogo
Psicopedagogo
Especialista em Educação Especial Inclusiva

1 comentário em “As crianças e os materiais de largo alcance”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 8 =

Amanda Medeiros

Arteterapeuta, licenciada
em Artes Plásticas. Mãe de
dois. Meu propósito é
encorajar as pessoas a
perceberem sua identidade
através da arte. Sou
idealizadora do projeto
Terapia pela Arte, no qual
atuo em prol de uma vida
com mais criatividade e
saúde mental.

Buscar conteúdos

Outros posts

Assine a newsletter

©2022 Terapia pela Arte - Todos os direitos reservados.
Distribuído com muito ❤ by cloudpage.com.br - Orgulhosamente rodando WordPress.