Descrição do Projeto
As evidências sugerem que 40% da eficácia do trabalho terapêutico podem ser atribuídos à qualidade da relação terapêutica.
(Lambert, 1992)
A preocupação que podemos sentir ao trabalhar online é em manter a aliança terapêutica e criar um ambiente seguro. De acordo com Mikulincer & Shaver (2007), o apego seguro está relacionado às qualidades positivas do relacionamento. Não importa como os clientes e os arteterapeutas estão conectados, desde que o processo terapêutico seja constante. Uma parte importante da terapia online é permitir que os clientes expressem sentimentos e emoções difíceis relacionados ao relacionamento virtual, e como o relacionamento atual pode evocar pensamentos e sentimentos sobre não ser capaz de formar um vínculo seguro.
Acho que o relacionamento virtual requer um envolvimento mais emocional e prático tanto do arteterapeuta quanto do cliente. Quando vejo o envolvimento criativo de um cliente ou quando olhamos mutuamente as imagens, estou ciente de que muitas vezes me movo para a frente ou para trás na tela, o que pode criar uma sensação de proximidade que não parece uma ameaça para o cliente. Calor e presença podem ser desenvolvidos por meio de pistas positivas distantes, como sorrir, ter um olhar amigável, ser empático e sintonizado, ser não responsivo verbalmente e ter a capacidade de ajustar a intensidade das pistas e o tom emocional para corresponder ao estado de sentimento do cliente e suas necessidades percebidas.
O engajamento criativo online pode revelar sentimentos e comportamentos difíceis, como desespero, raiva se a sessão for interrompida, sentimento de abandono quando o sinal é desconectado ou sentimento de controlar o outro ou sentir-se impotente. Embora a cliente se envolva sozinha sob minha presença constante, porém distante, estou observando-a e procuro promover o relacionamento terapêutico.